Lódão Bastardo – Celtis australis

Lódão:  Árvore celtácea, vulgar em Portugal.

Folhas: Simples, alternas, caducas, limbo lanceolado, peninérveo, com três nervuras basilares, assimétricas na base e ápice longamente acuminado curvado e afilado; têm a margem finamente serrada quase desde a base; com um comprimento de 7 a 15 cm e 5 cm de largo; são verde-escuras e ásperas na página superior, verde-acinzentado e pubescentes na inferior.

Mais informações:
http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Lodao_bastardo_Celtis_australis/Ficha_Lodao_bastardo_Celtis_australis.htm

A vara de Lódão, das mais utilizadas no jogo do pau:

Entrevista audio a fabricante de bengalas de lódão.

A produção destas bengalas é bastante similar à das varas de lódão caracteristicas do jogo do pau. Inclusive a forma de recolhida etc… 

Uma boa bengala de lódão, serve também para a pratica mais recente no jogo de pau, como bastão de combate.

“Doutores” usam bengalas de lódão 

Quando esta terça-feira o cortejo da queima das fitas tomar conta das ruas do Porto haverá milhares a marcarem o compasso dos estudantes e os vivas ao fim do curso. Falamos das bengalas dos “doutores”. Muitas são de plástico, mas outras tantas são de lódão, uma madeira de arbusto que é a matéria-prima das bengalas de Gestaçô, uma localidade do concelho de Baião.

Na localidade de Gestaço, em Baião, existem várias oficinas que se dedicam à sua produção das bengalas de lódão.

Estima-se que todos os anos os festejos académicos acabem por ser o destino de 20 mil bengalas, uma grande ajuda para uma indústria artesanal.

Ouvir a entrevista:
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=2489583

Deixe um comentário